Periodontia
É a especialidade odontológica que estuda e cuida das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.
O que é a Doença Periodontal?
É uma doença que pode ocorrer silenciosamente causando infecção nos tecidos que suportam os dentes (gengiva, osso alveolar e fibras do ligamento periodontal).
É uma das principais causas de perda dentária em adultos. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) ao redor dos dentes, entretanto, outros fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde gengival: fumo, estresse, diabetes, medicamentos, genética, gravidez, bruxismo, doenças sistêmicas.
Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal?
Os principais sinais são verificados na gengiva:
- Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental;
- Aspecto inchado e brilhante;
- Cor mais avermelhada;
- Presença de pus;
- Alteração do seu formato e contorno irregular;
- Mobilidade dentária;
- Mau hálito;
- Presença de tártaro ao redor dos dentes.
O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.
As opções de tratamento incluem:
Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana.
Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado satisfatório. Normalmente ocorre em casos de bolsas periodontais profundas.
Terapia periodontal de suporte (manutenção):
A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável.
Prevenção:
Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa.
Lembre-se de fazer visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).