O sorriso tem mais benefícios do que podemos imaginar!

É a especialidade odontológica que estuda e cuida das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

O que é Doença Periodontal?

É uma doença que pode ocorrer silenciosamente causando infecção nos tecidos que suportam os dentes (gengiva, osso alveolar e fibras do ligamento periodontal).

É uma das principais causas de perda dentária em adultos. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) ao redor dos dentes, entretanto, outros fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde gengival: fumo, estresse, diabetes, medicamentos, genética, gravidez, bruxismo, doenças sistêmicas.

Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal?

Os principais sinais são verificados na gengiva:

Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental

Aspecto inchado e brilhante

Cor mais avermelhada

Presença de pús

Alteração do seu formato e contorno irregular

Mobilidade dentária

Mau hálito

Presença de tártaro ao redor dos dentes.

Tratamento:

O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.

As opções de tratamento incluem:

Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana.

Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado satisfatório. Normalmente ocorre em casos de bolsas periodontais profundas.

Terapia periodontal de suporte (manutenção):

A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável.

Prevenção:

Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa.

Lembre-se de fazer visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).

SOLICITE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO

Responsável técnico: Dra. Juliana Tardelli - CROSP 79.798